segunda-feira, 8 de março de 2021

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher (DIM) surgiu durante um período da História em que o movimento pelos direitos das mulheres atingiu o ponto de ebulição. Décadas antes de o direito ao voto ser conquistado, as trabalhadoras já lutavam pelo direito a um pagamento justo e a condições de trabalho aceitáveis. A industrialização estava a mudar o cenário político e económico, e novas ideologias estavam a espalhar-se e a fortalecer-se.
Já em 1857, as trabalhadoras do setor de vestuário em Nova Iorque protestavam por melhores salários e condições de trabalho. As mulheres nesta indústria tinham um dia de trabalho incrivelmente longo em condições perigosas e desumanas. Também recebiam muito menos do que os homens.
Nos EUA, realizaram o seu primeiro protesto em 8 de março de 1857, mas foram atacados pela polícia. Este incidente levou à criação do primeiro sindicato feminino.
Dando um salto à frente na História, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado pelas Nações Unidas pela primeira vez em 1975, declarando também que 1975 seria o Ano Internacional da Mulher, e realizaram a primeira Conferência Mundial sobre as Mulheres nesse ano.
Conhece aqui a história de duas mulheres destemidas!



1 comentário: