terça-feira, 30 de abril de 2024

I Festival de Leitura da Maia

 Decorreu ontem. na Biblioteca Municipal, o I Festival de Leitura da Maia que envolveu alunos de todos os níveis de ensino dos agrupamentos de escolas do concelho.

Do nosso agrupamento participaram 14 alunos  que se envolveram com empenho e entusiasmo.

No período da manhã realizaram uma prova escrita, a partir das obras lidas e assistiram a um espetáculo sobre o 25 de abril levado a cabo pela autora Cândida da Luz.

Após o almoço, oito dos nossos alunos foram informados do seu apuramento para a prova oral.

Seguiu-se então o momento das provas orais em que cada aluno selecionou um excerto do livro que leu e respondeu de forma surpreendente às questões do júri.

A argumentação, a expressividade na leitura e a postura corporal foram alguns dos critérios utilizados pelos membros do júri para selecionar os vencedores.

Em cada nível de ensino, foram apurados 3 vencedores e ao nosso agrupamento foram atribuídos  prémios a cinco brilhantes vencedores:

1.º ciclo - Maria Inês Rosa   (EB1 de Pícua) e Sara  Cunha (EB1 de Corim)

2.º ciclo - Tiago Martinez (6.ºB)

secundário - Beatriz Martins  (10.ºB) e Ana Jorge Ferreira (12.ºH)

Parabéns a todos os participantes e um agradecimento especial a todos os alunos e professores que se  envolveram nesta atividade de promoção da leitura. É desta forma que se enriquece o programa de leitura do nosso agrupamento e  se fortalecem as competências leitoras e sociais dos discentes.






sexta-feira, 26 de abril de 2024

A Biblioteca vestida de abril ...

No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Biblioteca da escola sede vestiu-se de abril com trabalhos realizados pelos alunos, poemas e letras de canções da época sob a forma de código QR e várias sessões de uma brilhante representação teatral e musical intitulada "E no final foram cravos" desempenhada pela turma 8.º D, sob orientação da docente Isabel Brandão.

Muitos parabéns a todos os que animaram este espaço com as palavras, as imagens e o espírito de abril!










quarta-feira, 24 de abril de 2024

O 25 de Abril contado por Madalena Amaral

Ainda no âmbito das Comemorações do 25 de Abril, a Biblioteca do Centro Escolar da Gandra recebeu D. Madalena Amaral, uma maiata que viveu intensamente a Revolução dos Cravos.

De uma forma simples e muito direta D. Madalena contou aos atentos alunos das turmas do 3º ano e seus professores as vivências do tempo do Estado Novo e as fortes emoções sentidas no dia em que Portugal viu restituída a sua Liberdade.

Foi um momento muito emocionante.








Histórias de Abril contadas por avós

 No âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, crianças e alunos do Centro Escolar da Gandra receberam no dia 19, sexta-feira, Carlos Costa e amigos para contarem as suas experiências pessoais desde os tempos da guerra colonial e o seu envolvimento na Revolução dos Cravos. 

Todos os relatos trouxeram uma visão única e muito valiosa às crianças e alunos presentes na Biblioteca Escolar que tentavam conhecer e compreender melhor este período da História de Portugal, através de inúmeras questões.

Por fim, em conjunto, foram cantadas canções de Zeca Afonso misturadas com algumas canções infantis muito conhecidas  de todos.

Foi um momento maravilhoso e também emocionante. Obrigada Carlos Costa e amigos!







Abril depois de Abril

No âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, alunos da escola sede fizeram uma entrevista aos avós sobre a forma como viveram o 25 de abril.

Aqui fica o relato  dos avós paternos e do avô materno do aluno André Liberato do 7.ºE das vivências deste momento emocionante.


sexta-feira, 19 de abril de 2024

CLE - EB1/JI de Corim

Os alunos do 1º B da escola básica de Corim, na biblioteca da escola, ouviram e exploraram o conto "O ouriço na PRIMAVERA" de Elena Ulyeva e Daria Parkhaeva. 

Já na sala de aula, fizeram desenhos sobre as principais caraterísticas da PRIMAVERA e aqui está o resultado.

Vamos apreciar...


EB1 de Pícua - 3º B

Após atenta leitura de As Fadas Verdes de Matilde Rosa Araújo, os alunos recriaram as suas poesias. As Fadas Verdes - 3º B