Avançar para o conteúdo principal

Encontro do 10º K com dois ex-combatentes da Guerra Colonial


A preparação para o próximo encontro com os nossos parceiros da instituição Amanhã da Criança está em grande atividade.

Na passada sexta-feira, durante a aula de português, recebemos a visita de dois ex-combatentes da Guerra Colonial, o senhor Rocha e o senhor Joaquim, que fizeram uma Comissão de Serviço de 25 meses no norte de Angola, uma das zonas onde a guerra era mais intensa e perigosa.
Narraram-nos as suas experiências e percebemos que foi uma época de grande sofrimento para os soldados e para as suas famílias – tanto do lado português, como angolano. Foi, como nos disseram, “uma guerra sem razão”. O senhor Joaquim, respondendo a uma pergunta da turma sobre “ter mesmo que matar?”, pôs-nos a pensar: “Imagina que tu és preto e eu sou branco. Tu tens uma arma na mão apontada a mim, eu tenho uma arma na mão apontada a ti. Se eu não disparar, tu matas-me. Se tu não disparares, eu mato-te. Que mal te fiz eu a ti para me matares, e que mal me fizeste tu a mim para eu te matar? Era assim!, uma guerra sem razão.”
Uma das coisas que mais nos impressionou durante a conversa foi perceber que, cerca de 48 anos depois desta vivência, os ex-soldados ainda se emocionam com as recordações do que viveram. Por vezes foi-lhes difícil conter as lágrimas. E a nós também.
A mensagem mais importante que nos deixaram:
«A guerra não é solução para nada. Nem para os países, nem para as pessoas, nem na nossa vida diária. Nunca resolvam os problemas com violência, mas com diálogo.»







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hora do Conto - 3º B

Depois da leitura e exploração dos contos "O Fato Novo do Sultão", de Guerra Junqueiro e "O Senhor do seu Nariz", de Álvaro Magalhães, os alunos da turma 3º B do Centro Escolar da Gandra deram asas à sua imaginação e criatividade.

Árvore dos Afetos em construção

No âmbito da Semana das Línguas, alunos do 3º ciclo orientados pelas respetivas docentes da disciplina de Português expresssaram os seus afetos  que partilharam, na Biblioteca, em mensagens breves e muito coloridas.                                        

Poemas de Natal e sugestões de leitura alusivas à quadra

Sugestões de leitura Mota, António, Sonhos de Natal Andresen, Sophia de Mello Breyner, A Noite de Natal         Andersen, Hans Christian, A menina dos fósforos Bouvard, Laurence, Desejo de Natal Grindley, Sally , A Vida de Jesus Visitem a vossa Biblioteca!