AUTOR DO MÊS



QUINO - Autor do mês de novembro


Quino foi autor de banda desenhada caricaturista e ilustrador argentino. Nasceu a 17 de julho de 1932 em Mendoza, Argentina, e morreu a 30 de setembro de 2020.

 Filho de imigrantes espanhóis originários de Fuengirola (Málaga), quando terminou os estudos em Belas-Artes Quino tentou a sorte como desenhador na capital argentina, Buenos Aires. 

Mundo Quino, o seu primeiro livro, foi editado em 1963.

Em 1964 surgiu a sua personagem emblemática, Mafalda, a contestatária, série de banda desenhada publicada nos jornais em tiras, que inicialmente tinha sido imaginada para uma campanha publicitária a eletrodomésticos e que, entretanto, acabou por ser recusada.

A obra de Quino é muito vasta, encontrando-se editada nas principais línguas.

 Os seus Cartoons, aparentemente tão simples, retratam como poucos os inacreditáveis meandros da burocracia, a prepotência dos mais fortes sobre os mais fracos, entre outras célebres evocações que são recorrentes na sua obra, marcada por um humor e um grafismo sem igual.

 

António Aleixo


António Aleixo é recordado por ter sido simples, humilde e semianalfabeto, e ainda assim ter deixado como legado uma obra poética singular no panorama literário português da primeira metade do século XX.

No emaranhado de uma vida recheada de pobreza, mudanças de emprego, imigração, tragédias familiares e doenças, na sua figura de homem humilde e simples, havia o perfil de uma personalidade rica, vincada e conhecedora das diversas realidades da cultura e sociedade do seu tempo. Do seu percurso de vida fazem parte profissões como tecelão, guarda de polícia, servente de pedreiro, trabalho este, que emigrado, também exerceu em França.

De regresso ao seu país natal, restabeleceu-se novamente em Loulé, onde passou a vender cautelas e a cantar as suas produções pelas feiras portuguesas, atividades que se juntaram às suas muitas profissões e que lhe renderia a alcunha de "poeta-cauteleiro". Faleceu por conta de uma tuberculose, em 16 de novembro de 1949.

http://antonioaleixo.blogtok.com/menu/1/10360/biografia/

Na tua Biblioteca terás ocasião, durante o mês de outubro, de ler/ouvir algumas quadras da obra deste grande poeta!


Sem comentários:

Publicar um comentário

The English Reading Club

As leituras em Inglês realizadas pelos alunos da Escola Básica de Moutidos e do Centro Escolar da Gandra continuam.   Excelente trabalho. Pa...