domingo, 2 de março de 2014

Encontro com o escritor João Pedro Mésseder




João Pedro Mésseder nasceu em 1957, no Porto, e aí completou os estudos universitários.
Nome literário de José António Gomes, Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Porto, doutorado em Literatura Portuguesa e director de Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude.
Publicou cerca vinte livros para a infância e juventude e uma dezena de títulos de poesia e afins. Foi distinguido com o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho – Poesia, 1999, da Câmara Municipal de Loures, pelo livro Fissura. Os seus livros infantis Versos com Reversos e Palavra que Voa foram nomeados pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil para as Listas de Honra do IBBY de 2000 e 2006, respectivamente. Trocar as Voltas ao Tempo, em co-autoria com o ilustrador Gémeo Luís obteve uma Menção do Júri do Prémio Compostela para álbuns infantis, promovido pela editora Kalandraka e pela Junta da Galiza, em 2008. Timor Lorosae: A Ilha do Sol Nascente foi incluído na selecção White Ravens 2003, da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, e Romance do 25 de Abril integrou a lista dos 18 melhores livros portugueses para crianças editados em 2007, elaborada pela equipa do portal Casa da Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian.
Várias das suas obras são recomendadas pela Casa da Leitura e integram as listas do Plano Nacional de Leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O 25 de Abril contado por Madalena Amaral

Ainda no âmbito das Comemorações do 25 de Abril, a Biblioteca do Centro Escolar da Gandra recebeu D. Madalena Amaral, uma maiata que viveu i...